Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PROJETO ÍNDIO


 Escola Municipal Tancredo Neves
Alunos atendidos – 5º Ano “B” - Vespertino
Professora: Adelir
Período – Abril Duração – 1 Semana

Objetivo:
Conhecer a história do Índio, seus hábitos e costumes e sua influência na nossa vida, demonstrando respeito.

Montagem do Índio:
 Escolher um aluno e uma aluna da sala, (de preferência aos menores); Dividir a sala em dois grupos; Deitar os alunos escolhidos em uma folha de papel manilha; Fazer a silhueta do aluno; Cada grupo trabalha dentro do contorno, fazendo olhos, boca, nariz, ouvidos e etc. Utilizar pape coloridos, pano, linha, canetinhas, lápis colorido, penas, macarrão e o que mais desejarem; No grupo, pedir para os alunos escolherem um nome para os Índios; Fixar o cartaz no saguão da Escola.

 Textos explicativos:

SALVE OS DONOS DE NOSSA TERRA!

O silvícola seria o dono da terra em que pisamos? Não sabemos. E quanto tempo eles mandaram? Só sabemos que o mundo de fora desalojou os proprietários alegando não terem condição de cuidar da terra. Quem mandou ser amigo da natureza e falar a língua da mata e conhecer as vozes dos animais, seus parceiros do mesmo lugar? O branco, que vindo das terras pisadas cuja ambição da conquista fluiu no sangue de posseiros que ainda matam ou aprisionam como se fossem suas propriedades. E o índio que na noite via um céu estrelado e dormia o sono dos justos, de repente sentiu em sua carne o fogo de bacamartes. E viu nas suas mulheres e filhas o peso de doenças jamais sentidas, dos podres visitantes. Eles acreditavam no seu Deus. Mas o branco em uma missa abençoava o lugar como seu. Os curiosos mal suspeitavam de sua desgraça. Desde lá, até hoje, suas terras, seus rios e suas caças são restritas como reservas demarcadas por brancos. E muita gente tem vontade de exterminar essa raça infeliz que atrapalha seus bons negócios. Será que sentimos vergonha? E hoje vemos os pardos vendendo suas armas como souvenir e desprezados como seres humanos. Nós sabemos que tudo que temos era deles. Não temos o menor respeito e, com certeza, amanhã nem nos livros encontraremos a sua história. Então viva o ano de 2011! Data que ainda podemos festejar a suas existências e dizer que 19 de Abril festejamos o seu dia. Tenho um pomposo nome estrangeiro de descendência Nórdica, herança de meu pai e um sangue bem indígena da minha avó, mãe da minha progenitora, uma bela índia Uruguaia. Guardo com muito orgulho o seu sangue, que em mim circula. Autor: Paulo Kwamme


RESPEITO AOS ÍNDIOS

Os índios merecem todo o nosso Respeito, carinho e amor. Até hoje algumas tribos vivem em aldeias, preservando com garra sua própria raça. Quando os portugueses aqui chegaram já encontraram os índios vivendo e tomando conta das nossas terras. Os índios respeitam e preservam a Natureza. Amam os animais e cuidam com carinho, amor e imenso respeito da nossa fauna e da nossa flora. Vivem em contato com a natureza e consideram-se os verdadeiros donos das terras. Os índios seguem uma alimentação natural e saudável, por isso geralmente são fortes, risonhos e felizes, principalmente aqueles que não têm contato com os homens brancos. Adoram caçar, pescar e plantar! Tirando da terra sua alimentação e sobrevivência prefere viver longe da civilização, pois têm sua própria cultura e suas próprias leis. Vamos amar nossos índios com todo o respeito que eles merecem! Eles fazem parte da história do nosso povo! Eles fazem parte da história do nosso país! É importante que os índios sejam lembrados todos os dias como nossos irmãos, pois dão exemplo de pureza e dignidade sempre. Adoradores da lua e do sol vivem em perfeita harmonia com mares, rios e florestas! Verdadeiros donos das nossas terras! Autor: Antonio Marcos Pires.



 UMA HOMENAGEM A TODOS OS ÍNDIOS DO BRASIL


 Somos filhos da terra cor de urucum. Dos sons do igarapé e da força do jatobá. Das águas do Araguaia, do Tapajó, do Iguaçu. Somos filhos do sol de Kuaray, da lua de Jaci. E da chuva que semeia o guaraná, a pitanga e o aipim. Somos filhos dos mitos. Do uirapuru e seu canto, do vento e do pranto. Guerreiros, fortes, sábios. Somos Ianomânis, Guaranis, Xavantes, Caiabis. E o que somos nunca deixaremos de ser. Uma homenagem para o dia 19 de abril o Dia do Índio. Abraços. Autora: Zeli Poa (Jornal Zero Hora)


JOGRAL DIA DO ÍNDIO HABITANTES DO SOLO BRASILEIRO


Meninos: Ao explorarem a terra, cheia de coisas bonitas.
Meninas: Notaram que era habitada.
Todos: Por pessoas esquisitas!
Meninos: Andavam quase sem roupas. Uns com penas, uns com tangas...
 Meninas: Com colares, com enfeites.
Todos: E caras sérias de zanga!
Meninos: Suas armas eram:
Meninas: O tacape, a flecha e o arco
Todos: E com o tronco das árvores, eles faziam o barco!
Meninos: Moravam em casas chamadas ocas.
Meninas: Que juntas formavam a taba.
Todos: Os homens caçavam e as mulheres faziam tapiocas!
Meninos: Adoravam a Lua Jaci.
Meninas: Eram bem supersticiosos.
Todos: Veneravam o Sol Guaraci.
Meninos: Seu chefe era o Cacique.
Meninas: E o Pajé seu curandeiro
Todos: Eram assim os habitantes deste solo brasileiro!

Autor: Não mencionado

 Dança para apresentação:
 Fonte de Pesquisa:





Nenhum comentário:

Postar um comentário